segunda-feira, 6 de junho de 2011

Atividades sobre bullying

Atividades de português
Estudante:                                                  Data:                 Série:

1-     O texto 2 é parte de uma matéria publicada em uma revista virtual dedicada a profissionais da educação (professores, coordenadores, orientadores educacionais).
a)      Com que objetivo o texto teria sido selecionado para ser publicado em um site como esse?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      Você acha que esses são os únicos interlocutores do texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-     Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Como você explica essa afirmação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-     No texto há momentos em que são apresentados fatos e dados objetivos – isto é, que podem ser comprovados – e outros em que aparecem opiniões, quer  do autor, quer das pessoas entrevistadas por ele. Entre as afirmativas a seguir, identifique as que expressam opiniões e as que se baseiam em dados objetivos.
a) Caso as escolas não adotem medidas preventivas, o fenômeno pode expandir cada vez mais. Isso se justifica pelo fato de que muitas vítimas reproduzem os maus-tratos sofridos. Muitos agressores também acabam se tornando vítimas, num ciclo vicioso de vitimação.
______________________________________________________________________________________
c)      O bulliyng é um problema mundial, encontrado em qualquer escola. Não se restringindo a um tipo específico de instituição.
      _________________________________________________________________________________________
d)      O primeiro passo é a vítima compreender que ser alvo dessa violência não é motivo de vergonha.
______________________________________________________________________________________
e)      Quanto mais se lê sobre o assunto, melhor
______________________________________________________________________________________

4-     Você acha que a matéria lida tem caráter informativo ou persuasivo? Explique.
     ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-     Você vê alguma relação entre a foto que abre a Unidade e algo que é dito no texto? Comente
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Refletindo

1-     É possível associar ao texto 2 a epigrafe e o fragmento da canção de Caetano e o texto Teseu e Procusto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Vocês acreditam que o bullyng existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Expliquem.
      _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-     O  texto 2 termina com algumas propostas de solução para o problema.
a)      Quais as soluções mencionadas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      Que outras soluções você proporia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-     Uma nova forma de bullyng, conhecida como cyberbulling, tem sido observada com uma freqüência grande no mundo, ela se dá por mensagens difamatórias em e-mails, telefones celulares, blogs, sites pessoais ou de relacionamento (como o Orkut), criação e participação em comunidades preconceituosas ou hostis. Como vocês vêem esse fenômeno? O que recomendariam a uma pessoa que estivesse nessa situação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-     O que é texto persuasivo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-     Vamos criar uma campanha publicitária cujo tema seja Diga não ao bullying? Vocês podem fazer colagens e desenhos que, aliados a slogans bem chamativos, levem aos alunos de sua escola a refletir sobre atitudes agressivas presentes no dia a dia. Usem os recursos da função conativa da linguagem: verbos no imperativo, texto voltado para a segunda pessoa, vocativos, imagens persuasivas.
       Procure fugir do lugar-comum, sendo criativos, usando o estranhamento, a provação para chamar a atenção de seus interlocutores. Para inspirá-lo (a), reproduzimos uma propaganda criada por um aluno de 9° ano para uma campanha contra preconceito. Depois de prontos os trabalhos, exponham-nos num lugar acessível a todos os alunos da escola e, se possível, também aos pais e visitantes.
Alunos da Professora Josani

Nenhum comentário:

Postar um comentário