quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FUNCIONAMENTO DA SALA INFORMATIZADA DA EBMARA

Funcionamento da sala informatizada
Importância da informática na educação
O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

         Num contexto de cultura das mídias, a dinâmica que se estabelece na sala de aula – ou no laboratório de Informática –, marcada por atividades múltiplas e simultâneas, favorece o diálogo e a troca entre educadores e alunos.
        Nesse cenário, permeado de múltiplas linguagens e tecnologias, cabe ao professor selecionar  fontes de pesquisa, refletir criticamente sobre as informações encontradas, atribuir-lhes significados, contribuir para que os alunos identifiquem o que é relevante, orientar a publicação de trabalhos e qualificar a comunicação digital entre alunos.

O uso da Sala Informatizada da escola NÃO se destina a aulas (cursos) de Informática. Deve ser utilizada no estudo dos conteúdos das diversas Disciplinas do Currículo Escolar para:
·         Registros;
·         Produções;
·         Publicação;
·         Pesquisa;
·         Criação;
·         Elaboração;
·         Comunicação;
·         Socialização, objetivando uma aprendizagem efetiva.

FUNCIONAMENTO DA S. I.

           De forma a atender TODOS os alunos contínua e sistematicamente. (Pelo menos
1 aula por semana, conforme projeto de cada U.E.).
          Em atividades relacionadas aos conteúdos curriculares de cada série / disciplina.
• Aulas na Sala Informatizada serão ministradas pelo professor de cada série / Disciplina com a ASSISTÊNCIA, ACOMPANHAMENTO e COLABORAÇÃO do Professor da Sala Informatizada.


OBJETIVOS  

  •  Assegurar a toda a comunidade escolar a utilização dos recursos de tecnologia para atividades pedagógicas e para o desenvolvimento de aulas práticas nas disciplinas escolares

Promover a Inclusão Digital:
  •  Dos Professores, Gestores e demais agentes educacionais.
  • De TODOS os alunos.
  • Da comunidade Escolar em geral.
  • Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

HORÁRIO DA S.I.
PRIMEIRO:
•Contemplar TODOS os alunos do turno.
SEGUNDO:
• Abrir horários específicos para acesso a Internet, curso, pesquisas e trabalhos no contra turno.
• Atender aos Projetos da Escola.
 TERCEIRO:

• Possibilitar a participação da comunidade;
  • Os usuários deverão respeitar os horários das aulas desenvolvidas no laboratório e desocupá-lo quando solicitado.
  • Quando o Laboratório estiver sendo utilizado para aulas, é vedado o seu uso para qualquer outro usuário que não seja aluno da turma em referência, mesmo que haja computadores disponíveis.
  • Quando não houver aulas com alunos do turno, alunos de outros turnos poderão fazer reserva de horário de 2 (duas) a 3 (três) aulas de utilização, individual ou em grupo, da Sala de Informática para pesquisa e trabalhos. Estes horários devem ser agendados com no máximo 2 (dois) dias de antecedência e registrados pelo professor da Sala Informatizada constando: Data, nome do Aluno, horários e tema trabalhado.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
MATUTINO

2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
1ª AULA – LIVRE PARA PESQUISA
1ª AULA
1ª AULA
1ª AULA – LIVRE PARA PESQUISA
1ª AULA
2ª AULA – 5ª l
2ª AULA
2ª AULA
2ª AULA – 1ª l
2ª AULA
3ª AULA – 5ª lll
3ª AULA
3ª AULA
3ª AULA – 3ª
3ª AULA
4ª AULA – 2ª ll
4ª AULA
4ª AULA
4ª AULA – 4ª l
4ª AULA
5ª AULA - PETI
5ª AULA
5ª AULA
5ª AULA - PETI
5ª AULA


VESPERTINO

2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
1ª AULA – LIVRE PARA PESQUISA
1ª AULA
1ª AULA
1ª AULA – LIVRE PARA PESQUISA
1ª AULA
2ª AULA – 1ª ll
2ª AULA
2ª AULA
2ª AULA – 2ª ll
2ª AULA
3ª AULA – 1ª lll
3ª AULA
3ª AULA
3ª AULA – 3ª lll
3ª AULA
4ª AULA – 5ª lll
4ª AULA
4ª AULA
4ª AULA – 4ª ll
4ª AULA
5ª AULA - PETI
5ª AULA
5ª AULA
5ª AULA - PETI
5ª AULA


OBS: Na terça, quarta e sexta o horário fica para as séries finais onde os professores se organizam e agendam a reserva para o uso da sala conforme a necessidade de cada disciplina.

QUANTIDADE DE COMPUTADORES

Na data de 16/09/20011 contamos com 11 computadores em funcionamento sendo que, 7 deles tem internet via rádio.

IMPRESSORAS

1 HP Laser M1120 MFP
1 OKI Microline 321 Turbo
1 IP 1900 – Mec Pregão

PAPEL DO PROFESSOR DA S.I.
• Manter a sala organizada e os equipamentos em condições de uso.
• Organizar e divulgar os horários de utilização da S.I.
• Interceder para que todos os alunos da escola tenham acesso ao uso contínuo e sistemático da
S.I.
• Primar para que o uso da S.I. esteja voltado a aprendizagem dos alunos de acordo com os conteúdos curriculares e projetos da escola.
• Acompanhar, conferir e registrar os horários, a pesquisa e o uso do computador.
• Organizar os programas e outros materiais necessários para o desenvolvimento das aulas.
• Sugerir programas, sites e atividades no planejamento dos professores.
Utilizar com responsabilidade e profissionalismo o horário destinado ao trabalho de organização da sala, preparo do material e manutenção dos equipamentos.
•Acompanhar e orientar os professores da escola em cursos de capacitação a distância.
• Coordenar eventos de socialização e divulgação dos trabalhos produzidos.
•Fornecer ficha de agendamento das aulas na Sala Informatizada para os demais professores, bem como recolher e arquivá-las.

PAPEL DO PROFESSOR DA DISCIPLINA NA S.I.
Planejar e apresentar, com antecedência, para o Professor da S.I. o planejamento da(s) aula(s), conforme conteúdo da série.
• Ministrar a aula na sala informatizada acompanhando o desempenho e aprendizagem dos alunos, colaborando com a orientação quanto ao uso do computador.
• Acompanhar, verificar e corrigir o trabalho realizado no computador no decorrer da aula (e posterior quando necessário), permanecendo na sala o tempo todo.
• Antes de ir para a S.I. organizar o assunto, a atividade e os grupos de trabalho, orientando e acompanhando os alunos quanto ao material.
•Conhecer a S.I. e os recursos disponíveis, bem como, planejar as atividades de acordo com as condições oferecidas. (nº de alunos por computador, programa a ser utilizado, que o trabalho em grupo seja coletivo e não individual).

PAPEL DOS DIRETORES E EQUIPE ADM. PEDAGÓGICA
Conhecer a S.I. e os recursos nela disponíveis bem como acompanhar sua adequada utilização.
•Garantir que todos os alunos tenham acesso ao uso da S.I.
•Zelar pelo patrimônio da S.I. mantendo o registro e a segurança dos equipamentos. Manter espaço físico protegido contra roubo, pó, sujeira, umidade e vandalismo.
•Possibilitar, dentro da disponibilidade de cada escola, o uso da S.I. para alunos em contra-turno e para entidades parceiras ou comunidade em geral.
•Acompanhar e avaliar o uso adequado das tecnologias, buscando capacitação aos professores e demais agentes da educação, sempre que necessário.
•Participar, organizar, incentivar e convocar professores e demais agentes da educação para eventos de capacitação no uso das tecnologias disponíveis na escola.
• Promover eventos de socialização e divulgação dos trabalhos produzidos

REGRAS BÁSICAS
·         A utilização dos recursos computacionais é permitida apenas para atividades como aulas, trabalhos, estudos e pesquisas, não sendo admitida, em hipótese alguma, a sua utilização para quaisquer outros fins;
·         É vedado o uso de jogos, eletrônicos ou não, no ambiente da Sala Informatizada, exceto os jogos que já vêm instalados no Linux Educacional ou especialmente destinados para fins pedagógicos.
·         A utilização da Sala Informatizada é restrita para atividades pedagógicas dos alunos,
professores ou funcionários da Unidade Escolar, podendo ser ampliada para projetos especiais e parcerias da escola.
·         A utilização da Internet destina-se exclusivamente a atividades de natureza pedagógica orientadas pelos professores ou para a realização de trabalhos extra-classe, sob a supervisão do responsável pela Sala Informatizada, sendo vetado o acesso à salas de bate papo (chats) e similares, a jogos em rede, bem como a outros endereços de conteúdo ofensivo ou pornográfico.
·         Os usuários da Sala informatizada devem MANTER POSTURA ADEQUADA, manter silêncio quando necessário, colaborando com os colegas, evitando atitudes agressivas ou ofensivas.
·         É expressamente proibido o consumo de qualquer tipo de alimento ou bebida nas dependências da sala Informatizada, inclusive balas, chicletes, salgados e refrigerantes.
·         Objetos como bolsas e pastas não podem ser colocados sobre as mesas dos micros e sim no móvel reservado a este fim.
·         É expressamente proibida a alteração, exclusão e instalação de qualquer espécie de software sem o prévio consentimento dos responsáveis.
·         O usuário da Sala informatizada deve zelar pela conservação dos micros, demais equipamentos e mobiliários, bem como pela higiene e limpeza geral do ambiente.

BLOG DA ESCOLA
            Será um espaço criado na internet para divulgação dos trabalhos e projetos desenvolvidos na escola. Será criada autorização para que os pais fiquem cientes das publicações e exposições de imagens pessoais e  dos trabalhos escolares desenvolvidos pelos seus filhos .
            Este Blog será criado pelo professor da Sala Informatizada junto com a direção da escola bem como a alimentação do programa.
            As matérias para o blog serão de responsabilidade dos professores das disciplinas e a divulgação pelo professor da sala informatizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário