terça-feira, 26 de junho de 2012

FOTOGRAFIA: Um Recurso Didático



A fotografia é a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, em que esta fica fixa em uma superfície sensível. Ela não é obra de um único criador, pois, no decorrer da história, inúmeras pessoas deram sua contribuição nesse processo que originou a fotografia que hoje conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta (1558), e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas.
               A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco, no início do século XIX. Desde as primeiras formas até aos filmes preto e branco atuais, houve muita evolução técnica e com certeza a diminuição dos custos.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível. Essa imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
William Fox Talbot (britânico) em 1839, desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata, que posteriormente eram colocadas em contato com outro papel, produzindo a imagem positiva. A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell, portanto ela popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888.
Anos depois a fotografia passou a ser também digital (tirada por uma câmera digital ou celular), a qual dispensa o processo de revelação e sua visualização pode ser feita no momento que tirar a foto, através dos recursos da câmera.
A tecnologia, hoje, vem sendo bastante utilizada nas salas de aula e inúmeros são os recursos usados pelos professores na ministração de suas aulas. Esses recursos auxiliam no processo de ensino/aprendizagem levando o aluno a ver as aulas menos entediantes, resultando em um maior interesse por parte dos alunos.

A fotografia é um desses recursos, pois, com o uso de imagens fotográficas como um apoio didático para os professores, além de fornecer informações, ensina ao aluno um código visual, mudando sua maneira de ver (forma de experiência). Seu uso não deve ser apenas uma simples ilustração, mas uma arma para transformar o aluno em cidadãos críticos, capazes de interpretar e desvendar os sentidos de uma imagem observada e compreender a realidade que o cerca.
O uso da fotografia possibilita a libertação da Pedagogia do verbalismo a que está fadada há tantos anos, concentrada na transmissão de conteúdos. A fotografia também pode ser trabalhada com pessoas com deficiência mental, pois serve de estimulo ao desenvolvimento cognitivo, instiga o pensamento articulado e com isso ajuda no exercício da oralidade.
Portanto, a fotografia se torna uma imagem que se processa através do tempo, refletindo aspectos da vida material, na qual uma representação da realidade é estabelecida. E a proposta de seu uso como recurso didático tem como um de seus objetivos proporcionar aos alunos uma prática educacional mais voltada à formação de cidadãos críticos, pois ao olhar uma imagem seja capaz de interpretá-la, desvendando seus vários sentidos.
A professora Lucimara Sperka que trabalha com uma turma de alunos do PETI em parceria com a professora da Sala Informatizada  Roseli Maria Jubanski estão desenvolvendo o Projeto: "Aprendendo com fotografia" na EBMARA. neste contexto a fotografia se mostra como uma ferramenta importante na compreensão pela criança do mundo em que vive de forma lúdica e prazerosa. assim o presente projeto busca a integração de uma importante ferramenta para a Educação: a fotografia com as demais mídias.
A cada semana os alunos conhecem uma localidade do município e fazem as fotografias. Conheça agora alguns pontos do municipio de Santa Terezinha fotografados pelos alunos.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário